Cão-guia robô e sala multissensorial para autistas: Floripa Airport lança novos serviços de acessibilidade

O Floripa Airport lançou na tarde desta terça-feira (7) novos serviços de acessibilidade: cão-guia robô para deficientes visuais, sala multissensorial para autistas e profissionais capacitados em linguagem brasileira de sinais. As novas mudanças já estão em funcionamento em Florianópolis.

​Receba notícias do DC via Telegram

Para ter acesso aos serviços é necessário solicitá-los no guichê de informações ou para qualquer funcionário disponível na área do aeroporto. O programa, que foi chamado de Aeroporto para Todos, também vai funcionar em Vitória, no Espírito Santo.

— Todos têm que ter o direito de ir e vir e se deslocar com dignidade e independência — afirma o coordenador de desempenho aeroportuário na Secretaria Nacional de Aviação Civil, Carlos Eduardo Gomes Souza.

Cães-guias
Na Capital, 15 cães-guias robôs estão disponíveis para uso. Todos passaram por um processo de mapeamento da área do aeroporto através de QR-Codes, e podem se deslocar por toda a sala de embarque. Os robôs funcionam por comando de voz e levam os passageiros até o ponto mais próximo do local indicado por eles, como banheiros, lojas, guichê de informação ou portão de voo.

Sala multissensorial
O espaço, instalado dentro da sala de embarque, foi preparado para atender crianças com espectro autista. No local, tapetes vermelho, verde e amarelo compõem o cenário elaborado com as cores do autismo. As crianças vão ter, no ambiente, atividades para desenvolver inúmeras sensações: painel de aromaterapia, coluna de bolhas e brinquedos de estímulos sensoriais. Além disso, a família ainda pode vivenciar, antes do embarque, a experiência de voo em cadeiras instaladas no espaço.

Para entrar no local, os passageiros devem pegar junto ao balcão de informações um cordão de identificação.

— O autista é regulado por rotinas, então a gente faz com eles todo o trajeto da viagem antes de chegar no aeroporto, mas às vezes o voo atrasa, e isso pode desencadear uma ansiedade. Para acalmar [eles] muitas vezes entramos em lojas ou até banheiros, o que ainda tem muita poluição sonora. Agora a gente tem para onde ir e podemos fazer uma viagem mais tranquila — conta Alessandra Porto Vieira, mãe de um filho com espectro autista e coordenadora da AMA Navegantes.

Segundo o Floripa Airport, todo o aeroporto está treinado para atender os novos serviços, inclusive as companhias aéreas. Os funcionários também foram certificados na língua de sinais.

Banheiro para pets
Entre os novos serviços oferecidos pelo aeroporto, um banheiro para pet também está disponível para pessoas que viajam com animais por apoio emocional. O ambiente se assemelha a um local externo e deve ser utilizado por animais que precisem fazer suas necessidades durante a espera do voo.

fonte : www.nsctotal.com.br //noticias/cao-guia-robo-e-sala-multissensorial-para-autistas-floripa-airport-lanca-novos-servicos-de-acessibilidade

Comentários

Open chat
Podemos te ajudar ?
Chat
Olá ! Em o podemos te ajudar ?