SUS tem 368 mil demandas represadas

Um descaso a ser corrigido a partir da reestruturação da Ouvidoria do Ministério da Saúde, que será reforçada para dar respostas às demandas da população

Dentro da política de fazer um diagnóstico da situação herdada da gestão anterior, o Ministério da Saúde concluiu um levantamento nacional sobre a Ouvidoria do SUS (Sistema Única de Saúde), canal por onde a população encaminha suas demandas para os órgãos da Pasta, principalmente hospitais públicos e UPAs.
Documento encaminhado pela Ouvidora Maria Moro ao secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, o Bege, aponta que mais de 368 mil solicitações – desde consultas até cirurgias ou tratamentos complexos – não haviam sido atendidas até o final de 2022.

Bege considera o dado uma afronta ao direito constitucional de todo brasileiro a assistência pública de saúde de qualidade. Mas, a partir de uma intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra Nísia Trindade determinou a reestruturação da Ouvidoria do SUS e a agilização das providências a serem tomadas a partir das necessidades detectadas por esse canal.

Esforço conjunto

Segundo Swedenberger Barbosa, várias mudanças serão implementadas. A primeira delas na própria Ouvidoria.

“Vamos reforçar a equipe e organizar as demandas da população, classificando cada uma delas, para responder e resolver os problemas. A ordem do presidente Lula é acabar com o descaso com que o Ministério vinha tratando os problemas de saúde da população até o ano passado”.

A partir desse novo parâmetro, o Ministério da Saúde criará estratégias para desafogar as listas de espera no SUS por consultas, cirurgias e tratamentos. “Será um esforço conjunto em todo o País, envolvendo estruturas dos governos federal, estaduais e municipais”, conclui o secretário-executivo Swedenberber Barbosa.

fonte: https://bsbcapital.com.br/sus-tem-368-mil-demandas-represadas/

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