15 de Outubro Dia Mundial da Bengala Branca

O dia 15 de Outubro foi escolhido para ser o Dia de Conscientização sobre a Bengala Branca e a deficiência visual. A data foi estabelecida em 1970 pela Federação Internacional dos Cegos (Atual União Internacional dos Cegos).
A UNESCO e a União Mundial dos Cegos declararam no dia 15 de outubro como o Dia da Bengala Branca , ou melhor conhecido como o Dia Mundial da proteção dos cegos.


Em todo mundo a Bengala Branca é o símbolo global de independência e mobilidade das pessoas cegas ou com pouca visão. Nesta data dando importância, à esse dia celebrando o Dia da conservação da Bengala Branca , o que contribui a sensibilizar à sociedade a respeito dos obstáculos que as pessoas que não enchergam enfrentam para sua livre circulação, representando uma contribuição à integração.
Hoje, o Dia é celebrado em todo o mundo, e aparece como uma oportunidade para falar sobre a mobilidade, a autonomia, a inclusão e o reconhecimento das pessoas cegas e com Baixa Visão.

A Bengala é o instrumento de mobilidade de quem tem alguma limitação visual. Ela oferece ao seu usuário uma caminhada segura e independente. Dessa forma, a Bengala rompe com o medo de sair às ruas, tão comum às pessoas com deficiência visual, levando, portanto, liberdade a essas pessoas. O uso da Bengala, assim, representa a expressão mais básica de um direito universal: o direito de ir e vir.

No Brasil e em alguns países da América Latina, tornou-se conhecido o uso das Bengalas Branca, Verde e Branca e Vermelha (ou Branca com uma indicação Vermelha). Essas diferenças de cores apareceram para identificar os seguintes grupos de pessoas: pessoas cegas (Bengala Branca), pessoas com Baixa Visao (Bengala Verde) e pessoas com perda visual e perda auditiva (Bengala Branca e Vermelha). A diferenciação das cores da Bengala não visa segregar esses grupos, ao contrário, pretende criar um símbolo de reconhecimento entre si e para a sociedade

É fundamental que as pessoas com deficiência visual tenham acesso à reabilitação e à orientação e mobilidade, curso que ensina o uso correto e seguro da bengala.

paracegover# sob um fundo branco o texto de cor preto: 15 de Outubro Dia Mundial da bengala branca; ao lado direito do texto uma bengala Branca em pé, ambos levemente inclinado para a esquerda. Abaixo, no canto esquerdo da imagem a lôgo do Cisdv Lagos . Fim da descrição.

Você, ei, você mesmo, que cativa, que se encanta e encanta, que conecta, que transforma, que ensina, mas acima de tudo percebe o seu aprender, que inquieta, que desafia, que afeta, que torna visível, que acredita, que acolhe, que inclui…
Comemora! Comemora pois este é seu dia, porque ser professor é, a cada dia, conjugar estes verbos
Ser professor é, a cada dia, vislumbrar possibilidades nas sutilezas de um sorriso tímido, nas brincadeiras de quem está lá no fundão ou no fundinho, de quem te pede um abraço das maneiras mais inusitadas..
Ser professor é produzir poesia com sílabas que parecem desconexas, mas que têm a magia de mexer com os sentidos..
Parabéns a você, professor, professora, que experimenta o prazer de multiplicar, de partilhar, de esperançar..
Comemora e tenha certeza de que você deixou pegadas por onde passou e deixará outras por onde ainda irá passar!

Florianópolis, 17 de outubro de 2022

CARTA DE AGRADECIMENTO

Ao cumprimentá-las(os), a Diretoria do CENTRO CULTURAL LER e Organização do 1º Festival de Massas, Macarrão do Bem, vêm com enorme alegria e satisfação, agradecer sua importante colaboração, participação, presença e confiança para o sucesso do nosso jantar.


Podemos dizer, que 1º Festival de Massas – Macarrão do Bem foi grandioso e enriquecedor a todas as pessoas envolvidas.


Reconhecemos que uma programação cultural como essa não se realiza por esforço, empenho e trabalho de apenas uma ou de um grupo de pessoas, mas da união de dezenas delas com diferentes e diversos olhares.

Desta forma, agradecemos à cada um dos convidados,  parceiros, entidades, organizadores, expositores, patrocinadores e todos os envolvidos, pelo tempo disponibilizado.  Pela preocupação e cuidado em preparar carinhosamente cada molho, com bastante empenho, em prol do nosso Centro Cultural – nas comemorações de dois anos da nossa entidade.

Agradecemos a dedicada equipe que trabalhou com afinco antes e durante Festival de Massas.


À Diretoria do Clube Novo Horizonte, espaço onde ocorreu nossa noite de massas, estamos imensamente agradecidos(as).


 Agradecemos também às nossas parcerias e patrocínios, pela confiança em nosso trabalho.


Nosso agradecimento aos convidados, autoridades e demais lideranças que se fizeram presentes, para auxiliar neste grande projeto.

 
Que venha a 2ª edição!

Pamela Íris Mello da Silva

Produtora Cultural

Doutoranda em Antropologia Social

Claudionor Rosa

Presidente

Centro Cultural LER Idealizador do Festival

Comentários

Open chat
Podemos te ajudar ?
Chat
Olá ! Em o podemos te ajudar ?