O Nubank anunciou nesta quinta-feira (23) o NuBraille, que consistem em um conjunto de recursos de acessibilidade. A princípio, os usuários cegos ou com baixa visão poderão ter acesso a um cartão com o nome do titular escrito em braille, bem como os últimos quatro dígitos. Gisele Oliveira é especialista em Diversidade & Inclusão no banco e comentou sobre a novidade:
A relevância de possuir o nome de uma pessoa ou de sua empresa em Braille é extremamente valiosa, uma vez que reforça o sentimento de pertencimento, inclusão e também de ordem afetiva, já que o Braille não está presente no cotidiano ou na escrita em tinta. Há dificuldade de acesso a livros, revistas, e, inclusive, nas escolas, onde raramente crianças e adolescentes cegos possuem seus nomes estampados nos seus materiais escolares. O Nubank é inovador ao inserir em braille o nome e a empresa dos clientes nos cartões roxinho e PJ
Gisele é cega, assim como Leonardo Gleison, que é representante do NuPlural, um grupo de afinidade de pessoas com deficiência do Nubank e um dos engenheiros de software da instituição. Ele participou da iniciativa e falou sobre ela:
Mesmo tendo participado de todo o processo de criação do NuBraille, quando eu recebi meu cartão foi muito interessante o sentimento de independência e realização ao conseguir realizar o desbloqueio do cartão com autonomia pela primeira vez na vida
Entre as mudanças, o Nubank afirma que o cartão é mais fácil de pedir, já que dá para identificar pessoas que usam leitores de tela para oferecer o cartão com escrita em braille ainda no início do processo de solicitação. Além disso, mesmo quem não é cliente, pode pedir o item dessa forma.
O usuário também recebe um kit de boas-vindas acessível, que consiste em escritas em braille e um QR Code que leva a vídeos disponíveis no canal do banco no Youtube. Dessa forma, é possível acessar as orientações para desbloquear o cartão e criar versões virtuais.